Atendimento 24 horas
Localização Pc. Dr. Francisco Lessa, 162

Quem Somos

Há mais de um século (fundada em 1908), a Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé é um hospital regional de caráter filantrópico, que atende a população da microrregião constituída pelas cidades de Arceburgo, Cabo Verde, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho e São Pedro da União, localizadas no sudoeste de Minas Gerais.

Dispõe de um corpo clinico competente e conta com equipamentos de avançada tecnologia, visando proporcionar o melhor atendimento a seus pacientes.

Com 75% de sua receita proveniente do Sistema Único de Saúde - SUS, destina a maior parte de seus leitos à população carente da região.

Missão:

Cuidar da saúde e da vida das pessoas, através de uma assistência segura, humanizada e pautada pela ética e pela responsabilidade sócio ambiental.

Visão:

Ser reconhecida como referência na prestação de serviços de saúde, no segmento de entidades filantrópicas.

Valores:

Compromisso com o paciente; segurança no atendimento; comportamento ético, melhoria contínua; transparência nas ações; equilíbrio econômico-financeiro; responsabilidade sócio ambiental.

Breve Histórico:

A conclusão da linha férrea da Mogiana e a chegada dos primeiros trens em 1904, trouxeram desenvolvimento e progresso para Guaxupé e região, ampliando a cultura e o comércio do café. A atividade econômica crescente gerou uma grande quantidade de empregos, em sua maioria para pessoas do campo e operários da ferrovia, trabalho pesado, perigoso carente de equipamentos de segurança. Por consequência, era grande a demanda por atendimento médico e hospitalar.

Um surto de tifo entre os trabalhadores da ferrovia, levou povo e autoridades a constatarem a necessidade de construir uma Santa Casa na Vila de Guaxupé, na época pertencente ao foro de Muzambinho.

Iniciado o projeto, em 1908 foi erguida a construção em um terreno doado pelo Coronel Joaquim Augusto Ribeiro do Valle, e teve como primeiro enfermeiro Pio Damião, que juntamente com sua esposa Dona Jerônima e dois sobrinhos eram responsáveis por cuidar da direção, da cozinha e dos cuidados hospitalares aos enfermos internados.

Pouco tempo depois, foi definida sua primeira provedoria, tendo à frente o Coronel Joaquim Ribeiro do Valle; como vice provedor Dr. João da Silva Penna, tesoureiro Rafael Vômero, secretário Alfredo Ribeiro da Silva e procurador Bento Ribeiro Ferraz. Como mesários, o Coronel Antônio Costa Monteiro, Dr. João Carlos de Magalhães Gomes, Major Francisco Anacleto de Rezende e Dr. Mário de Magalhães Gomes.

O edifício foi concluído em 1910, e a manutenção da Santa Casa dependia quase que exclusivamente de doações de famílias da região.

Posteriormente, em 1933, a direção interna da Santa Casa passou para as mãos das Irmãs da Imaculada Conceição, e permaneceu a seu cargo até a década de 1970.

Desde a sua fundação, os princípios de solidariedade humana sempre impulsionaram os procedimentos da Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé, com a missão de acolher e cuidar dos mais carentes. Sua trajetória é marcada pela caridade, dedicação e responsabilidade.

Atualmente, a Irmandade é gerida por uma Mesa Administrativa composta por Provedor, Tesoureiro e Secretário, e por um Conselho Consultivo com 05 (cinco) membros efetivos, eleitos através de Assembleia Geral da Irmandade para um mandato de dois anos. A Entidade não remunera os cargos de sua Diretoria e do Conselho Consultivo e não distribui lucros, dividendos, ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados sob nenhuma forma.

A Santa Casa conta hoje com 101 leitos, 68 deles destinados ao SUS. Possui serviço de imagem, laboratório, UTI de adultos, Hemodiálise e Pronto Socorro com porta aberta. Atende também convênios, e é hospital de referência para a microrregião sediada em Guaxupé.

Fale com a Santa Casa de Guaxupé!